top of page

Sobre a Allianz

Allianz, cujo nome significa "aliança" em alemão, foi criada pelo especialista em seguros Carl Thieme e o banqueiro Whilhem Finck. Juntos a representantes de duas casas bancárias, dois industriais, um advogado, um banqueiro, um político e um perito em seguros, Thieme e Finck aplicaram um capital inicial de quatro milhões de marcos e em 5 de fevereiro de 1890 fundaram a empresa em Berlim. Em 1954, porém, a sede foi transferida para Munique, onde está até hoje.

Nos primeiros anos do século XX, a companhia já mostrava o seu tamanho estando envolvida em grandes acontecimentos históricos ajudando pessoas a recuperar as suas vidas, como no terremoto de 1906 em São Francisco (E.U.A.) e o naufrágio do Titanic em 1912, além de ter iniciado seu trabalho de estabelecer laços culturais intensos e reais com as nações onde atua.

Um século depois essa expansão levou a Allianz para mais de 70 países, somando mais de 83 milhões de clientes, dos quais 50 milhões são de motoristas segurados pela companhia, além de segurar a maioria das 500 maiores empresas do mundo. O nome da Allianz está ligado também a grandes construções, como a Ponte Incheon (Coréia do Sul), o Eurotúnel (que liga a França à Inglaterra) e o Rodoanel de São Paulo, e até com o espaço, segurando o Programa Espacial da Nasa e os Satélites Star One, liderados por Patrícia Teófila.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é líder do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

bottom of page